Meio Ambiente

O Gerente de Produção da Planta Engenharia, Eng.º Antonio Vilson, em defesa da sua monografia de Especialização em Gestão do Meio Ambiente, falou sobre o Projeto Resto Zero. Confira o artigo abaixo.


PROJETO RESTO ZERO


Tivemos a idéia de adotar como tema da nossa Monografia para a titulação em Gestor do Meio Ambiente nas Empresas, a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos na Indústria da Construção Civil, o que é consolidado agora a nível internacional com o lançamento do programa; Projeto Resto Zero, capitaneado pela empresa de consultoria Monobeton Soluções Tecnológicas. A empresa presta consultoria ambiental e orienta as indústrias a darem um fim ambientalmente correto a todos os resíduos resultantes de seus processos produtivos, empregando-os como matéria-prima para a construção civil em uma tentativa direta de imitar a natureza em seus ciclos de reaproveitamento de rejeitos; a cada fim é um novo começo. A solução ecológica, segundo a Monobeton, é a interligação de todos os ciclos de produção, onde os rejeitos se transformam em subprodutos, deixando de ser um problema que consome recursos para ser jogado fora, podendo gerar receita ao ser comercializado para outra utilização.

O grande paradoxo neste caso, seria a Indústria da Construção Civil adotar como estratégia de trabalho a mesma filosofia do Projeto Resto Zero, ou seja, ao invés de receber rejeitos (subprodutos) de outras atividades industriais para reaproveitá-los, tornar-si-ía sistematizada a ponto de produzir seus próprios subprodutos (oriundos de seus rejeitos), e os comercializaria com outras indústrias. Este foi o nosso raciocínio, para a defesa do tema central da Monografia "Gestão de Resíduos Sólidos na Indústria da Construção Civil".

 

Antonio Vilson, é Gerente de Produção da Planta Engenharia, com especialização em Engenharia de Segurança e em Gestão do Meio Ambiente.