Atualmente, manter a segurança é,
sem dúvida, uma das grandes preocupações de pessoas que moram em condomínios.
Essas dicas tem o intuito de fornecer aos síndicos e moradores informações
e técnicas que, se colocadas em prática, certamente irão ajudar a
reduzir o grande número de assaltos ocorridos nos últimos anos.
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AOS FUNCIONÁRIOS
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• Ao atender estranhos, manter os portões
fechados e as pessoas do lado de fora.
• O portão somente pode ser aberto após:
• Identificar o visitante;
• Avisar o morador sobre a conveniência da entrada;
• Na dúvida, solicitar ao morador para vir identificar tal visitante.
• No caso de entrega de encomendas:
- avisar o condômino e solicite sua presença na portaria;
- na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser
retirado por um morador ou entregue por um funcionário;
- jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda.
• Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do
edifício fechadas.
• Para abrir o portão da garagem , identificar o motorista e observar se
não há risco de penetrar alguém junto.
• Ao receber prestadores de serviços, identificá-los, anotar os dados
de seus documentos, avisar o condômino e só permitir acesso às dependências
mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário.
• Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão
após verificar se não há suspeitos próximo.
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PARA OS CONDÔMINOS
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• A sua compreensão e colaboração
são fundamentais para a segurança do Condomínio;
• Elogiar as ações dos funcionários que visam a garantir a
segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum
transtorno para si ou para suas visitas;
• Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas
estranhas ou suspeitas, aguardando ou dando voltas até sentir-se em
seguança;
• Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem
pacotes e objetos a vista e com o alarme ligado;
• Alertar a portaria para que receba as encomendas feitas ou o
avise para que vá atender ao entregador na recepção;
• Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz
respeito, só então descer à recepção para atender;
• Ao contratar empregados (domésticas, babás, motoristas, etc.)
somente os receber na portaria, exigir documentação e referências,
averiguando a autenticidade e veracidade das informações;
• As chaves de todas as dependências não devem ser deixadas com
os empregados, mantendo algumas dependências isoladas. Assim como, não
deixar cópias das chaves na portaria.
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